Não é a estreia de um chef português nesta lista The Best Chef Awards, mas é a primeira vez que algum entra para uma posição tão elevada, a nº38. Esse feito alcançado por Henrique Sá Pessoa na lista anunciada esta quarta-feira em Amesterdão valeu-lhe ainda o prémio melhor “nova entrada”.
O ranking, liderado por David Muñoz, do restaurante DiverXo, em Madrid, teve ainda a presença de José Avillez do Belcanto, em 44º lugar, e de Hans Neuner, do Ocean, no nº 50.
The Best Chefs Awards é uma premiação focada nos chefes criada em 2015 pela neurocientista polaca Joanna Slusarczyk e pelo gastrónomo italiano Cristian Gadau e tem tido edições anuais desde 2017.
Segundo a informação recolhida no site do prémio, o processo de votação do The Best Chef Awards passa, pela elaboração de uma lista de 200 nomeados, que inclui 100 “rostos novos”, bem como o Top 100 da edição anterior, que são nomeados automaticamente. Os 100 novos rostos são selecionados por “um grupo de 100 profissionais anónimos que, “por meio de suas viagens, vasculham o mundo e descobrem talentos”.
Estes profissionais, cujos nomes não são divulgados, incluem jornalistas gastronómicos, críticos, bloggers, fotógrafos e outras pessoas do meio gastronómico e as suas escolhas para cada um dos rostos novos é devidamente justificada. A lista de todos os 200 chefes nomeados é anunciada todos os anos no final de abril. Por sua vez a votação final é efectuada por estes 100 elementos a que se juntam os chefes do top 100 do ano anterior, sendo que os votos destes representam 70% do resultado final. “Dessa forma”, justifica a organização, “os chefes passam a influenciar mais a lista”.
A lista The Best Chef Awards está longe de ter o mesmo impacto de prémios como os do Guia Michelin ou como a lista The World’s 50 Best Restaurants. Porém, tal como o OAD, vem ganhando cada vez mais notoriedade, muito à conta da divulgação dada pela organização e, sobretudo, pelos próprios chefes que se destacam no ranking.
De relembrar que Henrique Sá Pessoa vai abrir em breve o restaurante Arca, em Amesterdão, que se junta assim aos lisboetas Alma (duas estrelas Michelin), Tapisco, Cais da Pedra, Balcão (Ep Corte Inglés), corner do Time Out Mercado da Ribeira – todos com o grupo Plateform, com quem tinha também o Tapisco Porto, que entretanto encerrou – e o restaurante Chiado, em Macau.
De referir por último que, aproveitando a cerimónia do The Best Chef Awards, em Amesterdão, Sá Pessoa junto com a Chef’s Agency, organizaram um jantar a várias mãos, no novo espaço, em que participaram Diogo Rocha (Mesa de Lemos), Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova ) e Rui Sequeira (Alameda).
Notícia interessante, só falta o mais importante que seria informar para que lugar na lista entrou Sá Pessoa.
GostarGostar
Jorge Gonçalves, tem razão, apesar da posição ser visível na imagem, deveria constar do texto, algo que entretanto corrigimos. Obrigado.
GostarGostar