O Ocean estreou ontem um novo menu, intitulado “Memórias do Brasil”, sendo o quarto ano consecutivo em que é dedicado aos locais por onde os portugueses andaram no tempo dos Descobrimentos e que, também mais uma vez, resulta das viagens de Hans Neuner por esses lugares. Não consegui falar com o chefe austríaco, mas, a julgar pelos pratos do menu, parece-me que Nordeste, Norte e Rio de Janeiro foram locais de inspiração na sua viagem pelo Brasil, que decorreu no início deste ano. No começo do Verão passado, fui convidado a experimentar o menu anterior “Rota da Índia”, que continha uma paragem especial em Moçambique, inspirado na viagem de Vasco da Gama – antes tinha havido uma “Edição das Ilhas” (Açores, Madeira e São Tomé) e “À Descoberta de Portugal” – e foi dos melhores jantares de 2022, não só porque pude verificar que a cozinha de Neuner continua a pairar num patamar elevadíssimo, mas também pela dose de risco que ela contém, não havendo lugar para pratos “clássicos” ou mesmo “fios condutores” que permaneçam de um ano para o outro.
Foi um jantar demorado, talvez demasiado demorado – e esse terá sido o seu único defeito -, que se iniciou calmamente às 19.30h e terminou para lá da meia-noite, após um desfile de 12 pratos, sem contar alguns outros acepipes. A vantagem de ter começado cedo, nessa época de dias longos, foi poder ir apreciando as variações de luz sobre o mar que entra através da enorme vidraça. O serviço de sala é absolutamente irrepreensível, sempre profissional e atento, mas com o grau de descontração certo, chefiado por Nelson Marreiros, um veterano da casa onde já foi escanção. Os vinhos vieram pela mão de Ricardo Rodrigues, que não conhecia, mas que me pareceu, também ele, de um nível de competência coerente com a excelência que se busca neste duas estrelas Michelin, instalado no hotel Vila Vita Parc, no Algarve, que ficou em primeiro lugar na lista dos restaurantes preferidos dos Prémios Mesa Marcada, com Hans Neuner a obter a terceira colocação na lista dos chefes preferidos.
Por falar em Michelin, vamos ver se é agora, com estas “Memórias do Brasil”, que os inspectores concedem a merecida terceira estrela ao Ocean, mas aquilo que marca mais o “estilo” irrequieto de Hans Neuner, essa ausência de “fio condutor”, essas mudanças radicais que introduz todos os anos, poderão não ser bem compreendidas pelo guia vermelho. Nada a fazer, cada um é como é, e não creio que o chefe austríaco abdique da sua personalidade para hipoteticamente agradar à Michelin. Portanto, venha o novo menu, que fica em 265 euros, e é constituído por: “mandioca, caviar imperial, enguia fumada”; “pão de queijo tradicional, pão de queijo ao estilo do Ocean”; “feijoada de lavagante, barriga de porco, chouriço”; “Vamos Pescar – manjericão, dendê, camarão, pão de algas”; “sapateira tropical, rama de aipo, farofa”; “moqueca, raia, camarão vermelho, ovas de truta”, “tucupi, peixe do dia, castanha do Pará, aipo”; “picanha de wagyu, cogumelos, tutano, cebola”. Nas sobremesas, da autoria de Márcio Baltazar – que ganhou o Prémio Especial Roastelier by Nescafé Chefe de Pastelaria 2022 do Mesa Marcada – “mandarina, gengibre, yuzu, erva-príncipe, palmitos, maçã verde”; “fava tonka, papaia, fisális”, “chocolate macaé, ananás, oabiko”, com estas “Memórias do Brasil” a terminarem com um intrigante “Passeio Nocturno em Copacabana”. É ir lá para descobrir o que é.
Ocean
Hotel Vila Vita Parc, Porches, Algarve
Aberto só para jantar de quarta-feira a domingo
Tel.: 282 310 100
E-mail: restauranteocean@vilavitaparc.com
Fotografia: Cristina Gomes
Não foi o Chef José Avillez que ficou em segundo lugar na preferência dos chefes preferidos? O Chef austríaco ficou em terceiro. Creio que o Sr. Calvão cometeu uma gaffe ao referir que este foi o preferido a seguir ao Chef Vasco Coelho Santos.
GostarGostar
Pois cometi. É o que dá quando achamos que podemos confiar na memória. Já corrigido, obrigado.
GostarGostar
Um abraço Sr. Calvão. Continuação de um bom trabalho (juntamente com o Sr. Pires) neste enriquecedor projecto do Mesa Marcada, que muito tem contribuido para a elevação da gastronomia portuguesa ,que se começa a evidenciar cada vez mais a nível internacional!
GostarGostar