Notas Restaurantes

O Plano já anuncia reabertura para 7 de Abril

No Plano, já há um plano, seguindo o plano de desconfinamento, que começa já a 7 de Abril com a reabertura do jardim ao ar livre e continua a 19 de Abril com as salas interiores. É neste acolhedor espaço na Graça, em Lisboa, que o chefe Vítor Adão vai apresentar novos pratos, feitos na grelha, só aos almoços enquanto as noites ainda estiverem frias, com os jantares a serem realizados no interior quando vier a autorização. E há optimismo no ar: “Apesar das restrições, as coisas têm corrido bem, com muitas encomendas de take-away, sobretudo ao fim de semana. Dezembro, por exemplo, foi o nosso melhor mês. Foi uma loucura o que vendemos de cabritos, perus e capões”, disse o chefe ao Mesa Marcada. O cozido, uma das estrelas do confinamento de vários restaurantes, também tem sido muito pedido. Assim, mesmo depois da reabertura, o take-away vai manter-se, incluindo com duas novidades, uma opção de petiscos e outra de churrasco.

Mas Vítor Adão também vai ter novidades no menu do restaurante, renovando quase todos os pratos. Choco grelhado com creme de salsa e óleo de carabineiro ou lombo de vitela biológica com nabos e caldo de presunto são dois exemplos. “O Verão passado também correu muito bem, tive as mesas do jardim sempre cheias, e acho que este ano, se o tempo ajudar, a situação vai repetir-se”, afirma. Em Maio, sempre seguindo o plano de desconfinamento, a ideia é abrir o jardim também para jantares. Há dois menus à disposição, um de cinco “momentos”, que custa 45 euros (com a opcional harmonização de vinhos a ficar em 30 euros), e outro de nove, por 70 euros (harmonização de vinhos por 45 euros).

O cabrito da Páscoa está já a disposição em “take-away”

Quem não quiser esperar pela reabertura do Plano, pode já recorrer ao serviço de take-away, actualmente dominado pelos apelativos pratos pascoais, com cabrito assado com arroz de miúdos, batata e grelos, o folar de Chaves (de onde Vítor Adão é natural) – alimentado a bom azeite, ovos e fumeiro transmontano -, mas também bacalhau com broa, grelos e batata a murro e filetes de polvo com arroz do mesmo. Ver menu aqui. Reservas e encomendas (entregas nos concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais): tel. 933 404 461 ou e-mail reservas@planorestaurante.com.

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e trabalhou em diversos jornais (Semanário, Diário Popular e Diário de Lisboa) e, depois, na área de comunicação empresarial. Em 1997, começou a colaborar com a revista “Fortuna” na área de gastronomia e vinhos. Em 1999, criou a página “Boa Vida” para o “Diário de Notícias”, que coordenou até Janeiro de 2009, com algumas interrupções. Entre 2007 e 2019, foi coordenador do Projecto Gastronomia da Associação de Turismo de Lisboa e, nesse âmbito, director do festival gastronómico Peixe em Lisboa, continuando a escrever artigos sobre gastronomia e restaurantes em várias publicações.

%d bloggers gostam disto: