Restaurantes

Santarém tem agora um restaurante Deselegante

A cidade de Santarém continua a aumentar o seu número de opções interessantes, protagonizadas frequentemente por chefes naturais da região. É o caso de Rui Lima Santos, que após três anos no tradicional escalabitano Oh! Vargas, entretanto renovado, onde me deixou óptimas impressões, está a abrir o seu próprio restaurante, o Deselegante, no centro da cidade. Aos 36 anos de idade, Rui Lima Santos tem no currículo restaurantes como o Wasabi e Bica do Sapato, em Lisboa, Arola, em Sintra, passagens pelo País Basco e, durante três anos, o comboio The Presidential, no Douro, apoiando os chefes que aí se apresentavam. Agora, Rui Lima Santos lança-se em espaço próprio, numa casa que, para já, tem 34 lugares, que poderão vir a ser aumentados numa segunda sala e futura esplanada, aberto para almoço e jantar. “Temos uma cozinha de conforto, que tem por base a nossa cozinha, mas com outras influências que tive no meu percurso, com pratos que irão variando muito, de acordo com o que eu encontro no mercado”, explicou o chefe escalabitano ao Mesa Marcada.

Os pratos vão variar muito de acordo com o que se encontra no mercado

Na actual lista, Rui Lima Santos destaca pratos como bolinhos de chouriço (uma espécie de pastéis de bacalhau com o enchido em vez do peixe, a dois euros a unidade), uma massada de camarão (a massa usada é a fregola, semelhante ao cuscuz, fica em 14 euros), canja de robalo com alface do mar (9 euros), arroz de entrecosto com couve (11 euros) e, nas sobremesas, tarte de pera, arroz doce com flor de laranjeira (inspirado na receita da avó do chefe) ou cremoso de chocolate. Segundo o chefe, com vinho, o preço de uma refeição no Deselegante rondará os 25/30 euros por cabeça, sendo que duas pessoas que partilhem três pratos ficam bem alimentadas.

A lista apresenta opções a preços bem moderados

“Inspirei-me bastante em projectos que admiro, como o Canalha e o Velho Eurico, e o próprio nome do restaurante quer mostrar que temos uma cozinha mais rústica e caseira, sem pomposidades, num ambiente descontraído e sem pressão”, adianta Rui Lima Santos, que conta sobretudo com os clientes locais para o seu novo projecto, já que a presença de turistas e residentes estrangeiros não é expressiva em Santarém. Mas, sendo assim, não será arriscado abrir um restaurante nesta cidade, em vez de ir para Lisboa, Porto ou Algarve? “Acho que não podemos estar todos nos mesmos lugares”, responde o chefe do Deselegante, “e eu não só sou daqui, como gosto disto”, conclui.

Deselegante

Morada: Largo Emílio Infante da Câmara, 2, Santarém

Tel.: 243 351 118

E-mail: deselegante.rest@gmail.com

Horários: aberto das 12h às 15h e das 19h às 22h30, de terça-feira a sábado. Fecha ao domingo e à segunda-feira

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e trabalhou em diversos jornais (Semanário, Diário Popular e Diário de Lisboa) e, depois, na área de comunicação empresarial. Em 1997, começou a colaborar com a revista “Fortuna” na área de gastronomia e vinhos. Em 1999, criou a página “Boa Vida” para o “Diário de Notícias”, que coordenou até Janeiro de 2009, com algumas interrupções. Entre 2007 e 2019, foi coordenador do Projecto Gastronomia da Associação de Turismo de Lisboa e, nesse âmbito, director do festival gastronómico Peixe em Lisboa, continuando a escrever artigos sobre gastronomia e restaurantes em várias publicações.

1 comments on “Santarém tem agora um restaurante Deselegante

  1. Muito giro, muito português, chama ao convívio. Ja cansa ver restaurantes virados para o turistas Parabéns 🙂

    Gostar

Deixe um comentário