Notas

Ferran Adrià explicará o projeto elBulli1846 no Gastronomika 2020

Ferran Adrià será cabeça de cartaz do Gastronomika2020

Em ano de pandemia já era sabido que um dos mais emblemáticos congressos mundiais de gastronomia, o San Sebastian Gastronomika, se mudaria do seu habitual espaço do Kursaal, nesta cidade do País Basco, para o mundo virtual da web, como aconteceu nos últimos meses com vários acontecimentos do género, entre eles o “nosso” Sangue na Guelra. Porém, a organização levantou agora o véu em relação à programação a aos nomes que marcarão presença virtual no evento que decorrerá entre 5 e 9 de Outubro. Entre as várias apresentações, a mais esperada será certamente a de Ferran Adrià, que explicará, numa “live”, a partir da Cala Montjoi, o projecto elBulli1846, o laboratório de pesquisa e experimentação ligado ao conhecimento que pretende ir muito além dos temas relacionados com a gastronomia.

Em termos de presenças, como é costume a maior parte serão do país vizinho. Entre eles, constam nomes como Ángel León, Toño Pérez, Paco Morales, Javier Olleros ou Maca de Castro. Além, claro, dos habituais “estrelados” locais Andoni Luis Aduriz, Josean Alija, Hilario Arbelaitz, Juan Mari Arzak, Eneko Atxa, Martín Berasategui e Pedro Subijana.

Itália e a “Black Cooking Matter”

Durante o congresso haverá um dia dedicado a Itália, que juntamente com Espanha foi um dos territórios europeus que mais sofreu os efeitos da crise sanitária, e mesmo uma “geminação” ítalo-espanhola entre alguns dos melhores chefes de ambos os países, que cozinharão juntos em dois dos jantares oficiais.

O Gastronomika 2020, também não quis deixar de passar ao lado de outro tema da actualidade e pretende empenhar-se em dar visibilidade à “cozinha negra” e à nova sócio-culinária “Black Cooking Matter” que orgulhosamente defende a ancestralidade racial e culinária de África, Antilhas, América, etc. Para isso, alguns dos melhores chefes negros do mundo passarão pelo palco do auditório virtual.

O San Sebastian Gastronomika poderá ser seguido em tempo real através de inscrição previa (gratuita) no seu site do congresso. 

Co-autor do Mesa Marcada. Escreve sobre gastronomia no Público, Revista de Vinhos (crítica gastronómica) e em títulos internacionais como Cook Inc (Itália), Eater.com (EUA) e Gula (Brasil). É autor do livro “Lisboa à Mesa - Guia onde Comer. Onde Comprar”, com edições em português, inglês e espanhol (na Planeta).

<span>%d</span> bloggers like this: