Notas

Alain Ducasse sai do Plaza Athénée

Um dos restaurantes mais famosos do mundo vai fechar. Ou melhor, vai transformar-se. Trata-se do Alain Ducasse au Plaza Athénée, o três estrelas Michelin que o célebre chefe francês explora neste luxuoso hotel parisiense desde o ano 2000 e que acaba de informar que não vai renovar – “por mútuo acordo” – o contrato entre ambos que expira a 30 de Junho. Na Imprensa francesa especula-se que o novo chefe será Jean Imbert, que há cerca de dois anos abriu, também em Paris, o Mamie, juntamente com a sua avó…Ou seja, num estilo de cozinha familiar e de mercado bastante diferente, e mais barata, do que a praticada por Ducasse. Vamos ver se se confirma.

O grupo hoteleiro Dorchester Collection, que detém o Plaza Athénée, faz questão de frisar que o fim da colaboração com Ducasse não se estende a outros hotéis em que ele é responsável pela cozinha, caso do Meurice, em Paris (duas estrelas) e sobretudo ao Dorchester, em Londres, onde o chefe francês também ganhou três estrelas. Alain Ducasse chegou igualmente às três estrelas no Louis XV, no Mónaco, e tem uns 30 restaurantes (totalizando 20 estrelas Michelin) de diferentes estilos espalhados por 11 países, entre França, EUA e Ásia. Como se não bastasse, quase aos 65 anos de idade, ele prepara-se para lançar, no início de Setembro, em Paris (Rue de Paradis, 54), o Sapid, voltado para a chamada “street food”, desenvolvido juntamente com Romain Meder, precisamente o chefe que nos últimos anos tinha colocado à frente do Plaza Athénée.

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e trabalhou em diversos jornais (Semanário, Diário Popular e Diário de Lisboa) e, depois, na área de comunicação empresarial. Em 1997, começou a colaborar com a revista “Fortuna” na área de gastronomia e vinhos. Em 1999, criou a página “Boa Vida” para o “Diário de Notícias”, que coordenou até Janeiro de 2009, com algumas interrupções. Entre 2007 e 2019, foi coordenador do Projecto Gastronomia da Associação de Turismo de Lisboa e, nesse âmbito, director do festival gastronómico Peixe em Lisboa, continuando a escrever artigos sobre gastronomia e restaurantes em várias publicações.

0 comments on “Alain Ducasse sai do Plaza Athénée

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: