Notas

Aprender a cozinhar no Verão lisboeta

Quem ficar por Lisboa em Agosto e Setembro e estiver interessado em aprender a cozinhar tem a oportunidade de o fazer no Atelier Feed Me, que durante estes meses de Verão vai proporcionar Cursos de Iniciados, com um total de 15 horas de formação, divididos em cinco módulos distribuídos por cinco dias. O preço total é de 150 euros, incluindo a prova do que se está a aprender. As aulas serão ministradas por Hugo Campos, um fotógrafo especializado em gastronomia, que também dirigiu a revista Boa Mesa (grupo Impresa) durante quatro anos e que se dedicou à formação – habilitou-se como o Certificado de Competências Pedagógicas – num espaço próprio na Trav. André Valente, 33, no fim da descida da Rua do Século, quase a chegar à Calçada do Combro.

O Atelier Feed Me foi fundado há nove anos e já ministrou inúmeros cursos de curta duração, mantendo um ambiente de convívio entre formadores e alunos, sempre em pequeno número, raramente ultrapassando as 12 pessoas. Apesar do alívio das restrições provocadas pelo Covid, o Feed Me quer manter as precauções. “Temos todos os cuidados com desinfecções, uso de máscara, divisões com acrílico, extracção de ar, para que todos possam aprender de forma segura e descontraída”, garante Hugo Campos. Além dele, há vários outros formadores frequentes no atelier, entre os quais se encontram nomes como Pedro Almeida, Joaquim de Sousa (pastelaria), Joachim Koerper, António Nobre (na foto de abertura), Bertílio Gomes, Tiago Feio, Hugo Brito ou Henrique Mouro. E também já por lá deram aulas chefes como Henrique Sá Pessoa, Hugo Nascimento, José Júlio Vintém ou José Avillez, este inclusive já durante o período de pandemia, como se vê na foto em baixo.

Quanto aos Cursos de Iniciados, eles abrangem desde caldos e molhos, peixes, carnes, doces, regras de higiene e segurança, equipamentos necessários, técnicas de corte e de cozedura, reduções, emulsões e muito mais. Os interessados podem ver os programas completos, com as respectivas datas de realização dos cursos, no site www.feedme.pt, ou entrar em contacto com o atelier através do tel. 961 378 831 ou e-mail info@feedme.pt. Quem não estiver disponível neste Verão, pode sempre ver outros cursos já agendados para os meses seguintes.

Fotografias: Hugo Campos

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e trabalhou em diversos jornais (Semanário, Diário Popular e Diário de Lisboa) e, depois, na área de comunicação empresarial. Em 1997, começou a colaborar com a revista “Fortuna” na área de gastronomia e vinhos. Em 1999, criou a página “Boa Vida” para o “Diário de Notícias”, que coordenou até Janeiro de 2009, com algumas interrupções. Entre 2007 e 2019, foi coordenador do Projecto Gastronomia da Associação de Turismo de Lisboa e, nesse âmbito, director do festival gastronómico Peixe em Lisboa, continuando a escrever artigos sobre gastronomia e restaurantes em várias publicações.

0 comments on “Aprender a cozinhar no Verão lisboeta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: