Notas

Os cinco potes de Renato Cunha

Pode parecer estranho ver um dos chefes portugueses que ficou mais conhecido pela criatividade a escaldar tradicionais potes de ferro de manhã, preparando-os para longos cozinhados em fogueiras ao ar livre, que vai servir ao fim da tarde, mas é isso que vai acontecer a partir de amanhã – e durante 11 sábados até 22 de Outubro – com Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, na Portela (Famalicão). Trata-se da iniciativa Fogo de Chão/Potes de Quintal que decorre na Casa Ana Monteiro, a 200 metros do Ferrugem, que já teve uma primeira edição em 2020 e que agora retorna nos mesmos moldes, reunindo 30 comensais ao ar livre, cada um pagando 90 euros para provar os cozinhados oriundos de cinco potes, incluindo um destinado a doces, acompanhados por vinhos selecionados por diversos produtores.

Renato Cunha explicou ao Mesa Marcada o tipo de cozinhados que vai fazer, pote a pote. “Há um para sopas, que podem ser de peixe, caldo verde, rústica – com ossos de assuã ou rabo de boi. Um segundo para caldeiradas, mas não só de peixes. Neste primeiro sábado, por exemplo, vai ser de cabrito, porque consegui dois cabritinhos do Gerês de cinco quilos”. O chefe prossegue para o terceiro pote: “Na Casa Ana Monteiro há uma horta biológica onde vamos buscar quase todos os vegetais e também a feijoca branca com que iremos preparar não só feijoadas à minhota, mas também de bacalhau ou cogumelos”. O quarto pote está reservados para arrozes: “Vamos variar bastante, desde um com rabo de boi até um de cabidela com uma galinha de raça amarela, que também é daqui”. Por fim, do quinto pote, poderão sair arroz doce, aletria e outros doces para a sobremesa.

Além do que vem dos potes, o chefe do Ferrugem promete que, mantendo sempre o fogo como única fonte de energia, haverá “surpresas” para os comensais, que poderão vir da grelha, como bolos lêvedos, típicos dos Açores, cozinhados em frigideira de ferro, servidos como bifanas com carne de porco preto. E é claro que saladas e muitos os outros petiscos que se servem a partir da 17h e seguem até às 22h. Renato Cunha destaca também a parte dos vinhos. “Temos produtores bem conhecidos, mas que vão apresentar alguns dos seus vinhos menos vistos, além de colheitas antigas e garrafas magnum ou mesmo duplo magnum”.

A iniciativa parece que já está a encontrar o seu público, vindo de vários pontos do país, mas Renato Cunha considera que são sobretudo pessoas que já conheciam o seu trabalho no Ferrugem. E não estranham vê-lo a arrastar potes? “Não, pelo contrário”, responde o chefe, “eles percebem que pretendemos principalmente oferecer-lhes experiências diferentes, seja no Ferrugem seja nesta iniciativa. E é dessas experiências menos convencionais que andam à procura”.

Por falar em procura, ela parece não faltar e há sábados – como os de 18 de Junho, 9 e 23 de Julho –  que já estão esgotados ou quase. Mas ainda havia lugares para amanhã, para 21 de Maio, 4 de Junho, 6 de Agosto, 10 e 24 de Setembro, 8 e 22 de Outubro. Quem quiser ficar por lá, há acomodações na Casa Ana Monteiro e, a partir de Julho, na Casa de Maganho, gerida pelo próprio Renato Cunha. Para informações e reservas: tel. 932 012 974 ou restaurante@ferrugem.pt.

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e trabalhou em diversos jornais (Semanário, Diário Popular e Diário de Lisboa) e, depois, na área de comunicação empresarial. Em 1997, começou a colaborar com a revista “Fortuna” na área de gastronomia e vinhos. Em 1999, criou a página “Boa Vida” para o “Diário de Notícias”, que coordenou até Janeiro de 2009, com algumas interrupções. Entre 2007 e 2019, foi coordenador do Projecto Gastronomia da Associação de Turismo de Lisboa e, nesse âmbito, director do festival gastronómico Peixe em Lisboa, continuando a escrever artigos sobre gastronomia e restaurantes em várias publicações.

0 comments on “Os cinco potes de Renato Cunha

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: