Restaurantes

Paco Roncero estreia jantares estrelados em Seteais com Joachim Koerper como anfitrião

O chefe espanhol fica responsável pelos pratos de peixe e mariscos, o anfitrião pelas carnes e a anfitriã Cintia Koerper pelas sobremesas. Tudo isto no cenário magnífico do restaurante do monumental Hotel Tivoli Palácio Seteais, num jantar servido às 21h de dia 3 de Setembro, um sábado, que será antecedido por um espectáculo de bailado às 19h com artistas oriundos de várias companhias mundiais integrado no 56º Festival de Sintra. O programa fica em 200 euros por pessoa, incluindo vinhos da Herdade da Malhadinha, produtor alentejano do qual Joachim Koerper é chefe consultor há vários anos. O chefe alemão, radicado em Portugal, que detém uma estrela Michelin no Eleven, em Lisboa, também é consultor de Seteais desde Outubro do ano passado e quer trazer para ali alguns chefes internacionais de renome para jantares como este. “Já conhecia o Paco Roncero há algum tempo e ele aceitou logo a ideia. Vem com três cozinheiros e acho que este primeiro jantar com chefes estrelados vai ser uma ocasião especial”, disse Joachim Koerper ao Mesa Marcada.

O menu começa com um amuse-bouche de lingueirão em tartelete com alho, da responsabilidade de Paco Roncero, que há já vários anos ostenta duas estrelas Michelin no restaurante La Terraza del Casino, em Madrid. De seguida, um clássico de Koerper, o foie gras “Barra de Ouro”. O primeiro prato será acompanhado por um Antão Vaz Vinha da Peceguina de 2021, o segundo por um outro Antão Vaz da Peceguina, mas mais antigo, de 2015.  A proposta seguinte é vegetariana e da responsabilidade do chefe espanhol: flor de abóbora em escabeche e caldo de cogumelos, que será servido com Verdelho da Peceguina 2019. Depois, num prato igualmente bem original de Paco Roncero, amêijoas em molho meunier de coco e café, desta vez com um Malhadinha Branco 2021 em garrafa magnum.

Robalo em manteiga negra é o prato principal de peixe proposto pelo chefe espanhol, que será acompanhado por outra magnum, mas de Malhadinha Rosé 2021. O prato de carne vem do Japão, com a prestigiada “Kagoshima Wagyu A5”, que Koerper vai grelhar e servir com melancia igualmente grelhada e uma pequena salada. Acompanha o tinto Touriga Franca Vinha do Ancoradouro 2020. Nas sobremesas, Cintia Koerper, responsável pela pastelaria de Seteais, propõe limão confitado e seu sorbet e depois maçã, caramelo, flor de sal e Late Harvest, acompanhado pelo mesmo vinho, de 2018. Reservas: tel. 219 233 200 ou gr.palacioseteais@tivoli-hotels.com.

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e trabalhou em diversos jornais (Semanário, Diário Popular e Diário de Lisboa) e, depois, na área de comunicação empresarial. Em 1997, começou a colaborar com a revista “Fortuna” na área de gastronomia e vinhos. Em 1999, criou a página “Boa Vida” para o “Diário de Notícias”, que coordenou até Janeiro de 2009, com algumas interrupções. Entre 2007 e 2019, foi coordenador do Projecto Gastronomia da Associação de Turismo de Lisboa e, nesse âmbito, director do festival gastronómico Peixe em Lisboa, continuando a escrever artigos sobre gastronomia e restaurantes em várias publicações.

0 comments on “Paco Roncero estreia jantares estrelados em Seteais com Joachim Koerper como anfitrião

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: