Notas Restaurantes

Carlos Teixeira e Vasco Coelho Santos com novidades no enoturismo

São duas novas opções, uma a sul outra a norte, propostas por duas das principais empresas portuguesas produtoras de vinho, recorrendo a dois renomados chefes, que mostram que o sector do enoturismo está em franco crescimento entre nós. Assim, no Alentejo, a Herdade do Esporão, cujo restaurante principal detém uma estrela Michelin, decidiu que todos os dias ao almoço o seu Wine Bar vai ter ao almoço diversos pratos e petiscos preparados pela mesma equipa estrelada, chefiada por Carlos Teixeira. Já no Douro, coube ao chefe Vasco Coelho Santos, conhecido pelo seu restaurante portuense Euskalduna, corresponder ao convite da Sogrape para abrir, na próxima semana, o Seixo, situado na quinta do mesmo nome, berço dos melhores vinhos do Porto da marca Sandeman, com vista para o Douro e para a vila do Pinhão, apostando em pratos tradicionais da região.

Mil-folhas de batatas é uma das opções do Wine Bar do Esporão

Fomos falar com os chefes, começando por Carlos Teixeira: “A filosofia do que servimos no Wine Bar é a mesma do restaurante do Esporão, baseada em produtos locais, muitos oriundos da herdade, mas que utilizamos em pratos mais simples, adequados a almoços mais rápidos. Por exemplo, se usamos um borrego, certas partes vão para o restaurante outras para o Wine Bar, como a pá, em assaduras mais longas”. Outras propostas em destaque são os croquetes, o mil-folhas de batata, os “peixinhos da nossa horta”, que tanto podem ser de feijão verde, como de curgete, pimento ou couve-flor; o “escabeche do campo”, cujas possibilidades vão do pato, ao frango ou coelho, a “salada de beterraba” acompanhada por ameixas, pêssegos ou dióspiros dependendo da época. Os preços, segundo informam, vão dos 5 aos 25 euros por pessoa.

A salada de beterraba com ingredientes que variam conforme a estação

Com o restaurante principal, que conquistou a estrela Michelin em finais do ano passado, assim como uma “estrela verde”, sempre cheio ao almoço e ao jantar desde Janeiro, quase sempre através de reservas antecipadas, esta nova oferta acaba também por ser muito válida para quem visita a herdade, nomeadamente os muitos turistas – onde se destacam os brasileiros – e ainda para os grupos maiores, até porque, como se sabe, as excursões são comuns no enoturismo. “Foi interessante preparar este menu, com estes pratos e petiscos, procurando corresponder a quem nos visita e não quer ter um almoço demorado, não prescindindo da sustentabilidade e sazonalidade que caracterizam o nosso trabalho”, conclui Carlos Teixeira, cujo restaurante foi o primeiro vencedor do Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade, do Mesa Marcada, em 2020.

A vista é um dos pontos fortes do Seixo

Vamos agora para o Douro onde Vasco Coelho Santos aparece com o sócio vimaranense Miguel Moreira, da empresa Parque da Penha, para tomar conta do Seixo, com inauguração prevista para dia 22 de Setembro. Ao Mesa Marcada, o chefe – que além do Euskalduna, tem também no Porto o Semea, a Padaria e a Peixaria – mostra-se entusiasmado com o novo projecto: “É um espaço muito bonito, com óptima vista, onde quero desenvolver pratos de cariz mais tradicional, que adoro, como as tripas, um cozido aos domingos, arrozes, cabrito no forno a lenha, pratos de tacho, onde terei também a rabanada que faço no Euskalduna”. Aqui a equipa será chefiada no local por Teresa Cruz, que já tinha trabalhado com Vasco Coelho Santos, que poderá atender cerca de 100 clientes, com a esplanada a representar cerca de metade dos lugares. E haverá gente suficiente para os ocupar? O chefe portuense acha que sim. “O Douro está num momento de grande expansão do turismo, com muitos grupos, muita procura nacional e internacional. Neste momento, ainda não abrimos e já contamos com centenas de pedidos”, assegura.

Na sala do novo restaurante duriense de Vasco Coelho Santos

Wine Bar do Esporão

Herdade do Esporão, Reguengos de Monsaraz, Alentejo

Reservas: e-mail reservas@esporao.com ou tel. 266 509 280

Horários: aberto todos os dias para almoço

Seixo

Quinta do Seixo, Tabuaço, Douro

Reservas:  e-mail geral@restauranteseixo.pt  ou tel. 937 021 206.

Horários: de quarta-feira a sábado ao almoço e jantar.  Domingos só durante o dia até às 19h.

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e trabalhou em diversos jornais (Semanário, Diário Popular e Diário de Lisboa) e, depois, na área de comunicação empresarial. Em 1997, começou a colaborar com a revista “Fortuna” na área de gastronomia e vinhos. Em 1999, criou a página “Boa Vida” para o “Diário de Notícias”, que coordenou até Janeiro de 2009, com algumas interrupções. Entre 2007 e 2019, foi coordenador do Projecto Gastronomia da Associação de Turismo de Lisboa e, nesse âmbito, director do festival gastronómico Peixe em Lisboa, continuando a escrever artigos sobre gastronomia e restaurantes em várias publicações.

0 comments on “Carlos Teixeira e Vasco Coelho Santos com novidades no enoturismo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: