prémios

E os nomeados para o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano 2023, são… 

Depois de na semana passada darmos a conhecer os dois únicos prémios que anunciamos previamente (o Prémio Especial Cutipol Carreira e o Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano), iniciamos hoje a divulgação dos nomeados dos Prémios Especiais do Mesa Marcada com a lista dos candidatos ao Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano. Como é do conhecimento, esta é a distinção dada ao restaurante que entre os primeiros maior número de posições subiu na lista de Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada, lista que foi elaborada a partir da votação de um júri que reuniu, este ano, 280 pessoas do meio, entre chefes e profissionais de restauração, jornalistas, comunicadores, gastrónomos, etc.

Os 6 candidatos actuais são um número indicativo das alterações que poderão constar no ranking dos melhores do ano, que será revelado no final a 22 de Janeiro. Para já podemos adiantar que, como em edições anteriores, praticamente todos os nomeados são restaurantes com personalidade e uma boa componente de cozinha de autor. Por outro lado, é de destacar a diversidade de tipo de cozinhas (dentro do estilo contemporâneo) e uma certa diversidade geográfica. De Viseu, temos disruptivo (na região) projecto Flora (Food & Wine), de João Guedes Ferreira e Anna Ortner; de Lisboa, o Essencial, do inevitável André Lança Cordeiro e o Kabuki, agora com Sebastião Coutinho à frente da cozinha (depois da saída recente de Paulo Alves). Por sua vez, de Cascais, está representado o segundo restaurante de Tiago Penão, o Izakaya (depois do Kappo ter feito parte dos nomeados a este prémio no ano passado) e o Fortaleza do Guincho, onde, de forma gradual, a personalidade da cozinha de Gil Fernandes se tem vindo a afirmar. Por último, mas não menos importante, de Portimão, temos um dos projectos de fine dining mais sólidos e consistentes do país, o Vista (do Bela Vista Hotel), de João Oliveira.

Para saber qual o restaurante que se seguirá ao vencedor da última edição, o Seiva, de David F Jesus, vamos ter de  aguardar pelos resultados que serão divulgados, no dia 22 de Janeiro, a partir das 18h, no decorrer da cerimónia que se realizará no Centro de Congressos do Estoril.

Posts Relacionados:

Herdade do Freixo do Meio é o vencedor do Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor 2023

Rui Paula é o vencedor do Prémio Especial Cutipol Carreira 2023

As Novidades dos Prémios Mesa Marcada 2023