Depois de edições em Portimão, Idanha-a-Nova e Santiago do Cacém, o festival Arrebita Portugal chega pela primeira vez ao Norte, com dois dias de gastronomia em Vila Nova de Famalicão. Acontece nos dias 19 e 20 de Julho, no Mercado Municipal, entre as 12h e as 23h, com 30 chefs e uma selecção de pratos com origem e inspiração em diferentes regiões do país. A entrada é gratuita e cada prato tem o preço fixo de 7,5 euros.
Criado e organizado pela Amuse Bouche, o Arrebita é um festival gastronómico itinerante, lançado em 2020, com o objectivo de aproximar o público da nova cozinha portuguesa — acessível, servida na rua, fora dos grandes centros urbanos e dos circuitos habituais.
A edição de Famalicão conta com uma forte representação de chefs do Norte, mas junta também cozinheiros vindos de Lisboa, Alentejo, Ribatejo, Trás-os-Montes e Algarve. Entre os nomes presentes estão Renato Cunha, do restaurante local Ferrugem, Carlos Afonso, João Cura, do Almeja e Julien e Joana Montbabut, do Le Monument (ambos do Porto), ou ainda Vítor Adão, do Plano (Lisboa) — que participa nos dois dias — e vários outros com projectos que cruzam tradição, território e abordagem contemporânea.

O festival pretende dar visibilidade a cozinhas menos representadas no espaço mediático, e a chefs com ligações directas aos produtos locais e às comunidades onde trabalham. Alguns pratos anunciados para esta edição incluem um durum de borrego de pasto com piso alentejano e pickles caseiros, uma bola de Berlim com linguiça e recheio de camarão ou uma versão de lúcio-perca à portuguesa com maçã de Alcobaça e camarinha frita.
Durante o evento, haverá também um conjunto de show cookings no espaço central do mercado, com o apoio da Primor Charcutaria, que dinamiza ainda uma zona com actividades para crianças.
O Arrebita mantém o seu formato informal: cozinha ao ar livre, pratos servidos em sistema de rotação, vinhos, cervejas, animação de rua, DJs e outras actividades paralelas. A ideia é simples — criar um ambiente de festa e partilha em torno da comida, acessível a públicos diversos, com enfoque no que de mais interessante se está a fazer na gastronomia portuguesa actual.
Programa
Sábado, 19 de Julho
Renato Cunha (Ferrugem, Famalicão)
Rafael Duarte (Pátio da Graça, Santarém)
Vítor Adão (Plano, Lisboa)
Lídia Brás (Stramuntana, V.N. Gaia)
Nuno Castro (Fava Tonka, Matosinhos)
Julien Montbabut (Le Monument, Porto)
Joana Montbabut (Le Monument, Porto)
Rui Filipe (Palatial, Braga)
Lígia Santos (Club Mastercook, Famalicão)
João Cura (Almeja, Porto)
Afonso Alves (Mezze, Lisboa)
MauMau Hosth (Águas de Bacalhau, Braga)
Carlos Afonso (Lisboa)
Sandro Meireles (Lamego)
Tiago Gaspar (Taberna 1865, Rio Maior)
Domingo, 20 de Julho
Filipe Bilro (Larau, Estremoz)
Angélica Salvador (In Diferente, Porto)
Flávio Gonçalves (O Javali, Bragança)
Arnaldo Azevedo (Vila Foz, Porto)
Marco Gomes (Oficina, Porto)
Vítor Adão (Plano, Lisboa)
Ricardo Machado (Beco do Avillez, Lisboa)
Rui Martins (Grémio, Porto)
Joaquim Saragga Leal (Os Papagaios, Lisboa)
Duarte Correia (Trigaria, Ponte de Lima)
Jonathan Seiller (Vinha Restaurante, V.N. Gaia)
Luís Moreira (OMA, Porto)
Diogo Novais Pereira (Porinhos, Fafe)
Informações úteis
Local: Mercado Municipal de Famalicão
Data: 19 e 20 de Julho
Horário: Das 12h às 23h
Preço: Entrada gratuita ; Pratos a 7,5 euros
Mais informações: www.arrebitaportugal.pt
Foto de abertura: Arrebita Portimão
Discover more from Mesa Marcada
Subscribe to get the latest posts sent to your email.


Bom dia,
Apenas para informar que o site que aqui foi divulgado para o evento arrebita está errado, e também os dias da semana – 19 e 20 de Julho correspondem a Sábado e Domingo, não a Sexta e Sábado
Ambos os casos já foram corrigidos. Obrigado pelo reparo.