Grant Achatz, Restaurante Alinea, no passe da cozinha
Notas

Alinea entre os 3 restaurantes dos EUA que perdem a 3ª estrela Michelin

Alinea, Inn at Little Washington e Masa perdem a terceira estrela Michelin. Grant Achatz reage à despromoção do seu icónico restaurante em Chicago.

É uma notícia bombástica e uma das maiores surpresas dos últimos anos no universo da alta cozinha: o Alinea, de Grant Achatz, em Chicago, perdeu a terceira estrela Michelin. A notícia foi confirmada ontem pelo Guia Michelin, que revelou que três dos mais reputados restaurantes norte-americanos — Alinea (Chicago), The Inn at Little Washington (Virgínia) e Masa (Nova Iorque) — foram despromovidos de três para duas estrelas na edição de 2025, cujo anúncio público será feito dentro de dias. 

Segundo um comunicado do guia, citado pela Eater Chicago, e que aqui traduzimos, “antes da cerimónia deste ano dedicada às cidades do Nordeste, o Guia Michelin anuncia que o Alinea, o Inn at Little Washington e o Masa receberão duas estrelas Michelin na selecção de 2025. As equipas e os chefes destes restaurantes foram informados antes da cerimónia.” O anúncio oficial será feito no próximo dia 18 de Novembro, em Filadélfia.

A confirmação da descida surgiu pouco depois de Grant Achatz ter publicado uma mensagem no seu Instagram, onde lamenta a decisão mas reafirma a sua dedicação ao projecto que fundou há duas décadas:

“Ficámos desiludidos ao saber da nossa despromoção para duas estrelas. Durante vinte anos, o Alinea tem-se dedicado a explorar a criatividade, o rigor e a busca da perfeição no nosso ofício. Esse compromisso mantém-se hoje tão firme como no primeiro dia — e continuará assim até que a porta do Nº1723 se feche pela última vez.”

Chicago perde um ícone de três estrelas

Fundado em 2005, o Alinea é considerado um dos restaurantes mais influentes do século XXI, e uma referência na cozinha conceptual. Desde que o guia Michelin chegou a Chicago, em 2011, manteve sempre as três estrelas, tornando-se um símbolo da gastronomia norte-americana contemporânea e um destino de culto para gastrónomos de todo o mundo.

Com esta decisão, a menos que haja alguma promoção no próximo dia 18Chicago passa a ter apenas um restaurante com três estrelas Michelin: o Smyth, dos chefs John e Karen Shields. Enquanto isso o panorama norte-americano sofre provavelmente o maior abalão desde que o guia, ou melhor, os guias (inicialmente de cidades e mais tarde de regiões) começaram a ser publicado nos Estados Unidos.

Um sinal de maior exigência do guia Michelin?

A perda simultânea de três casas — duas delas lendárias — é rara, para não dizer inédita. Será que o guia Michelin está mais exigente, ou será uma forma de mostrar que continua atento e não pactua com uma eventual perda de qualidade que ponha em causa os seus critérios de exigência, sobretudo ao mais alto nível, o das três estrelas? 

A noticia da Eater deixa algumas pistas, para o caso da perda do Alinea: “ “Foi um ano agridoce para o Alinea. Embora o restaurante tenha celebrado o seu 20.º aniversário este ano com residências pop-up por todo o mundo, críticas recentes de publicações como o New York Times e o Chicago Tribune questionaram a relevância do Alinea no panorama actual da alta gastronomia e, agora, a Michelin pronunciou-se.”

E claro, notícias como esta mexem com todo o meio — sobretudo com os restaurantes e chefes que estão no topo. Uns, com duas estrelas, sentem-se próximos da glória e reivindicam a terceira (como vem acontecendo em Portugal nos últimos anos, onde se reinvindica um ou dois três-estrelas). Outros, que as têm, for a do nosso rectângulo, não podem deixar de ficar ligeiramente intranquilos perante a possibilidade de uma despromoção.

Dito isto, no próximo dia 25 de Novembro será revelada a nova edição do Guia Michelin Espanha, numa gala onde o Mesa Marcada estará presente. Nos últimos anos houve algumas promoções de duas para três estrelas e zero perdas a esse nível (aliás a última vez que tal aconteceu em Espanha, creio que foi no guia de 2012, com o Can Fabes e teve a ver com o falecimento do chef Santi Santamaria). Enfim, uma notícia como esta, vinda dos Estados Unidos, nas vésperas da cerimónia em Málaga, poderá causar alguma apreensão, mesmo que silenciosa. Valha-nos, ao menos, que pelos Estados Unidos, os chefes foram avisados com antecedência. Imagine-se o que seria descobrir de uma despromoção com este impacto em plena gala…

Fotos: Site do restaurante e instagram de Grant Achatz (abertura)


Discover more from Mesa Marcada

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Discover more from Mesa Marcada

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading