Notas prémios

Restaurante Herdade do Esporão vence Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves 2020

O interesse dos restaurantes portugueses pela primeira edição do Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves, que o Mesa Marcada acaba de instituir e divulgar, superou todas as expectativas. Não só por ter resultado em 31 restaurantes com respostas válidas aos questionários, conforme certificou a consultora técnica internacional Grab a Doughnut, mas também pela qualidade e diversidade dos participantes. A média elevada de classificação que atingiram mostra que, mesmo em tempos difíceis como os actuais, muitos dos nossos restaurantes mantêm preocupações ambientais e de sustentabilidade.

Entre eles, destacou-se o Restaurante Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, no Alentejo, chefiado por Carlos de Albuquerque Teixeira, com uma cozinha fortemente marcada pela sazonalidade, abastecida principalmente com legumes, frutas e produtos animais próprios – onde se eliminou o uso de película aderente, se reduziu o recurso ao plástico ou se faz compostagem de resíduos – mas que também colabora com entidades locais de apoio social. Segundo a consultora especializada na área, Grab a Doughnut, que prestou o apoio técnico, o vencedor do Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves 2020 deve ser reconhecido “pelo compromisso e aplicação dos conceitos de sustentabilidade por demonstrar que, mesmo uma grande organização, com anos de operação, consegue adaptar-se às novas demandas do nosso tempo. O Restaurante Herdade do Esporão pode ser uma referência para a trajectória de transformação que todo o sector deverá vivenciar”.

Além do vencedor, entre os 31 candidatos, houve outros 4 que se destacaram e a quem decidimos atribuir uma Menção Honrosa. Foram eles: o Sem Porta, do Hotel Sublime, na Comporta; o Craveiral Farmtable by Alexandre Silva, do projecto hoteleiro Craveiral Farmhouse, em S. Teotónio (Alentejo), o Honest Greens Rio, do grupo Plateform, em Lisboa, e o Kitchen Dates, um projecto, em Telheiras, Lisboa, que se intitula de “zero waste na cozinha”, “sem caixote do lixo” e com composteira.

Este prémio – que se insere no âmbito dos prémios anuais do Mesa Marcada (cujos resultados globais serão anunciados no próximo dia 18, às 18.30h) – teve em conta, além da vertente ambiental (que teve um maior peso), também aspectos sociais e de gestão. Entre outras questões, foi avaliado como cada restaurante valoriza os recursos naturais, qual a origem dos produtos que utiliza, como lida com os materiais poluentes, com questões de ética e código de conduta com empregados e fornecedores, condições de trabalho, etc. Neste ano inicial, a ideia geral foi a de avaliar o empenho, o comprometimento e a transparência, mais do que os dados técnicos em si.

Posts Relacionados: 

. Adolfo Henriques vence Prémio Maria José Macedo – Produtor/Fornecedor do Ano 2020

Vítor Sobral é o vencedor do Prémio Especial Cutipol Carreira 2020

2 comments on “Restaurante Herdade do Esporão vence Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves 2020

  1. Cristina Barroso

    Muitos parabéns chefe Carlos!

    Gostar

  2. Excelente iniciativa e prémios bem merecidos ! Parabéns !

    Gostar

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: