Notas prémios

Vítor Sobral é o vencedor do Prémio Especial Cutipol Carreira 2020

Com mais de 30 anos de carreira, Vítor Sobral continua a ser um nome de referência quando se mencionam os principais chefes a trabalhar em Portugal. Já o era na segunda metade dos anos 90, quando quem procurava uma cozinha portuguesa contemporânea tinha nos seus restaurantes de então dos pouquíssimos locais onde se encontrava modernidade e criatividade, sem nunca perder de vista as nossas raízes e memórias. De lá para cá, abriu caminhos, mudou mentalidades, formou cozinheiros, inaugurou e encerrou restaurantes, publicou livros, foi pioneiro na expansão da cozinha portuguesa no Brasil e, acima de tudo, nunca perdeu o gosto por cozinhar, por estar no fogão.

Hoje, os seus restaurantes e padarias – as suas “esquinas” – continuam a brilhar em Portugal e no Brasil, a atrair clientes e atenções, e, num ano especialmente difícil para o sector, Vítor Sobral mostra a resistência de sempre e uma exemplar vontade de seguir em frente. É por isso, para celebrar esse percurso único na nossa cozinha e restauração, que os seus pares lhe atribuíram o Prémio Especial Cutipol Carreira 2020 do Mesa Marcada. 

O chefe português foi o mais votado pelo painel de 24 chefes de cozinha, que em seu nome ou do restaurante, integrou o top 10 ou venceu um dos prémios especiais do Mesa Marcada dos últimos cinco anos. Vítor Sobral sucede a Joachim Koerper, do Eleven, e Dieter Koschina, do Vila Joya, vencedores das edições anteriores.

Como aconteceu nessas vezes, o Prémio Especial Cutipol Carreira é divulgado antecipadamente, tal como acontece com outros, como o Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor do Ano e o Prémio Especial Sustentabilidade – Studio Neves, que serão anunciados nos próximos dias. Já para conhecer quem são os 10 Chefes e Restaurantes Preferidos 2020, bem como a lista completa ou os outros prémios especiais, teremos de esperar por dia 18 de Janeiro.

O painel de 24 chefes de cozinha que votaram no Prémio Especial Carreira Cutipol foi o seguinte: Alexandre Silva, André Lança Cordeiro, André Magalhães, António Bóia, António Galapito, Carlos Afonso, Filipe Carvalho, Gil Fernandes, Hans Neuner, Henrique Sá Pessoa, Joachim Koerper, João Oliveira, João Rodrigues, Joaquim Leal, José Avillez, Kiko Martins, Leonel Pereira, Pedro Pena Bastos, Ricardo Costa, Rodrigo Castelo, Vasco Coelho Santos, Vincent Farges e Vítor Matos e Vítor Sobral.

2 comments on “Vítor Sobral é o vencedor do Prémio Especial Cutipol Carreira 2020

  1. Vicente Themudo de Castro

    Não querendo desfazer nos anteriores contemplados (do qual sou grande admirador), já era tempo de ter um chefe português a receber esta nobre distinção da MM. E, concordando a 100% com os seus pares que o nomearam, na minha modesta opinião o chefe Vitor Sobral é seu merecedor. O VS é uma das principais figuras da gastronomia nacional, um dos seus maiores defensores e acima de tudo um grande divulgador da mesma. Parabéns ao Vitor!

    Gostar

  2. José Manuel da Costa Domingues

    Boa tarde

    Sou um Grande admirador do chefe Vitor Sobral e venho aqui dar lhe os parabéns pois sei bem o trabalho que ele tem feito, pois acompanhei-o durante 19 anos onde aprendi muito sendo eu sempre a cara do chefe Vitor no serviço de sala.

    Parabéns o sucesso da muito trabalho

    José Domingues

    Gostar

Os comentários estão fechados.

%d bloggers like this: