Notas

Luís Baena está de volta…por um dia

Quem ainda se lembra da famosa bola de Berlim recheada com santola que causava um deliciado espanto a quem ia ao antigo restaurante da Quinta dos Catralvos, em Azeitão, há mais de 10 anos, tem amanhã – e só amanhã – hipótese de matar saudades. É que o chefe Luís Baena aceitou o convite de A Praça para o pop up que estão a organizar aos fins de semana até ao fim do mês, neste espaço ao ar livre no Hub Criativo do Beato, entre as 17h e as 23h. “Estou refém deste prato” reconhece o chefe ao Mesa Marcada, que, no entanto, vai introduzir uma pequena variante: “o panado da bola de Berlim vai incluir, além de camarão, mexilhão, que é produzido por um amigo meu em Vila do Bispo, que depois é desidratado por mim”. Vai custar 12 euros e Luís Baena garante que é prato mais substancial.

Mas há outra proposta de Luís Baena para amanhã, esta com inspiração mais longínqua. Vem de um período em que este viajado chefe trabalhou num restaurante em Hong Kong e consta de um involtini de beringela com dip de feijão frade acompanhado por uma espetada de cogumelos na grelha com chutney de hortelã e coentros. Fica em 9 euros. Além destas propostas, que são acompanhadas pelos vinhos do Vale da Capucha, os cocktails do Boa Bao e a música dos Cucamonga, há várias outras do chefe de A Praça, Glediston Santos (que trabalhou com Diogo Noronha, no antigo Pesca), que poderão ser vistas aqui. No domingo, a responsabilidade pelo pop up cabe a Alana Mostachio, do VDB Bistronomie, e no dia 31 de Julho, Miguel Peres, do Pigmeu, é o convidado que encerra o mês.

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e trabalhou em diversos jornais (Semanário, Diário Popular e Diário de Lisboa) e, depois, na área de comunicação empresarial. Em 1997, começou a colaborar com a revista “Fortuna” na área de gastronomia e vinhos. Em 1999, criou a página “Boa Vida” para o “Diário de Notícias”, que coordenou até Janeiro de 2009, com algumas interrupções. Entre 2007 e 2019, foi coordenador do Projecto Gastronomia da Associação de Turismo de Lisboa e, nesse âmbito, director do festival gastronómico Peixe em Lisboa, continuando a escrever artigos sobre gastronomia e restaurantes em várias publicações.

1 comment on “Luís Baena está de volta…por um dia

  1. João Pupo Correia

    Só por um dia? Um chef genial que devia estar mais presente, para bem dos sabores e do bom gosto

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: