Notas prémios

Salmarim é o vencedor do Prémio Especial Maria José Macedo Produtor /Fornecedor 2022

A flor de sal é um dos produtos de que Portugal mais se pode orgulhar. Quer por motivos dietéticos e ambientais quer pela sua enorme qualidade gastronómica, é um produto que nos últimos 20 anos passou a ser obrigatório na mesa de muitos portugueses, incluindo nas dos nossos melhores restaurantes. Para isso, muito tem contribuído a Salmarim, que nasceu em 2007 pelas mãos de Jorge Raiado e da sua mulher Sandra Madeira, cuja família possuía salinas em Castro Marim, no Algarve – então atingidas pela crise que a indústria conserveira local sofrera -, decidindo investir na sua recuperação através da produção de flor de sal. 

Desde então, a Salmarim passou a ser um dos principais protagonistas do sector, apostando numa forte ligação à restauração, e é ela a vencedora do Prémio Especial Maria José Macedo Produtor/Fornecedor 2022, do Mesa Marcada.

Localizada na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, onde a flor de sal é colhida de forma artesanal, investindo na associação com outros sabores (num trabalho desenvolvido com o chefe Henrique Mouro), a Salmarim também se destaca pela qualidade das embalagens, onde predominam as de cortiça e as de cartão, de forma a potenciar a sua preservação, bem como pelo cuidado em proteger a pureza das suas salinas solares, onde circula água proveniente do mar, evitando eventuais fontes poluentes e de contaminação. Um processo certificado por duas empresas especializadas, a portuguesa SATIVA e a francesa Nature & Progrès, e que é acompanhado por protocolos estabelecidos com a Universidade do Algarve.

A Salmarim foi eleita pelo mesmo painel que escolheu o Prémio Carreira Cutipol 2022, atribuído a Paulo Morais, composto por 25 chefes de cozinha, que em seu nome ou do restaurante, integraram o top 10 ou venceram um dos prémios especiais do Mesa Marcada dos últimos cinco anos.  Ambas as distinções anunciadas fazem parte dos Prémios do Mesa Marcada, cujo os 10 Chefes e Restaurantes Preferidos 2022, bem como a lista completa e todos os outros prémios especiais, serão conhecidos no próximo dia 30 de Janeiro, a partir das 18.30h, no decorrer da cerimónia que se realizará na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Posts Relacionados:

Paulo Morais é o vencedor do Prémio Especial Cutipol Carreira 2022

0 comments on “Salmarim é o vencedor do Prémio Especial Maria José Macedo Produtor /Fornecedor 2022

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: