Beber Instaposts

Viña Tondonia, um rosé raro e extraordinário com 10 anos de vida

Os rosés querem-se novos e frescos para beber à beira da piscina, diz o ditado – talvez o chavão mais palerma que conheço para definir um tipo de vinhos. Porém, no mundo sereno do produtor de Rioja, Lopéz de Heredia, o Viña Tondonia Gran Reserva Rosado, tal como os seus tintos e brancos, só sai para o mercado depois de um estágio prolongado, neste caso, após quatro anos e meio em barrica e (pelo menos) outros tantos em garrafa. É considerado um dos grandes vinhos do mundo e um dos raros rosés com grande tempo de envelhecimento.

Faz um ano, por estes dias, estava em San Sebastian e tentara comprar uma destas garrafa numa loja do centro da cidade. Bebera antes o 2008, em duas ocasiões, no Nerua e no Mugaritz, e tinha ficado impressionado com a complexidade, a subtileza e elegância deste rosé com uma década. 

Entrei então nessa loja do Casco Viejo, cuja montra dava bons indícios. O dono veio ter comigo e eu disse logo ao que vinha. Olhou para mim com um ar desconfiado e abanou a cabeça. Não tinha. Ficámos à conversa, a tirar nabos da púcara, e quando ele viu que o meu nível de ansiedade baixara, lá me confessou que o produtor lhe tinha consignado uma caixa e que ele estava a guardar uma garrafa para os melhores clientes. Todavia, apesar da minha entrada de pés juntos, o senhor tinha gostado da nossa conversa e estava na disposição de ceder-me uma garrafa (custava uns 60€, creio), mas com uma condição: eu tinha de comprar, no mínimo, outros dois vinhos diferentes de valor idêntico. Sorri, não levei a mal, mas disse-lhe, “não, obrigado”.

No fim-de-semana passado, o meu amigo @gutophilipp levou uma dessas raridades para um retiro espiritual, de “comes, bebes e crianças”, que fizemos em Estremoz e partilhou-a, entre costeletas e molejas de borrego, gritos, baba, ranho e picadelas de abelhas. Soube-me maravilhosamente bem, mesmo num contexto semi-caótico. Não sei se ele teve de entrar num esquema do género para a conseguir. Mas se o fez, ainda bem! 

Viña Tondónia, em Haro (Rioja Alta), durante o Inverno

O Viña Tondonia Gran Reserva Rosado 2010 é elaborado com as castas típicas da região, cuja vinha original, situada em Haro, na Rioja Alta, foi plantada em 1913. Entram na sua composição, Garnacho, Tempranillo (tintas) e uma pequena percentagem de Viura (branca). Desta colheita de 2010 foram produzidas 14 000 garrafas que são regateadas por lojas, restaurantes e enófilos de todo o mundo. Segundo o site Wine Searcher, encontra-se à venda em Portugal, na Garrafeira Estado d’Alma, em Lisboa, e custa 55€.

Esta secção é composta por posts publicados (ou adaptados de publicações) na conta do Instagram do autor (@migpires), ou na do Mesa Marcada (@mesamarcada_oficial) e poderão conter imagens devidamente assinaladas de outras fontes.


Discover more from Mesa Marcada

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Discover more from Mesa Marcada

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading