Notas Restaurantes

Ana Moura abre restaurante em Porto Covo

No nome do novo restaurante de Ana Moura está boa parte da explicação dos motivos que a levaram a deixar Lisboa, onde até agora chefiava a Bacalhoaria Moderna – que, entretanto, encerrou – para rumar ao litoral alentejano. É que Lamelas é o nome da família materna e o seu avô era uma figura bem conhecida em Porto Covo, local de férias e de ligação afectiva. O novo restaurante, com vista para a baía desta bem conhecida vila da Costa Vicentina, terá 40 lugares e deverá abrir já a 3 de Maio, se houver autorização para tal.  “Vou procurar fazer uma cozinha baseada nos produtos locais, de sabores alentejanos, mas ao meu estilo”, disse Ana Moura ao Mesa Marcada. “Haverá, claro, muito peixe desta costa, que é óptimo, mas, por exemplo, receitas à base de pão, como açordas ou migas. E teremos também muitos vinhos desta região”. 

É a primeira experiência em restaurante próprio desta chefe de 36 anos que começou por trabalhar no Eleven durante dois anos e que depois, por indicação de Joachim Koerper, chefe do conhecido restaurante lisboeta, seguiu para várias experiências em restaurantes espanhóis, incluindo o Arzak, o célebre três estrelas Michelin de San Sebastián, onde permaneceu um ano. De volta a Lisboa, chefiaria o Cave 23 entre 2015 e 2017 e, depois, já em 2019, a Bacalhoaria Moderna.

Ana Moura diz não temer sair dos grandes centros urbanos e acredita que em Porto Covo há uma população com bom poder de compra e interesse pelo seu tipo de cozinha, o que lhe permitirá manter o Lamelas aberto ao longo do ano, para almoço e jantar, embora preveja naturalmente maior afluência nos meses de Verão e aos fins de semana. “Acho que se fosse há dois anos, antes da pandemia, dificilmente faria uma aposta destas. Mas, de qualquer maneira, já na altura tinha a sensação, que partilhava com vários amigos cozinheiros, de que Lisboa estava sobrelotada de restaurantes, que, mesmo com os turistas, não havia espaço para todos. Sempre procurei acrescentar alguma coisa na cozinha que faço e creio que em Porto Covo encontrei um bom local para o demonstrar”, conclui.

Fotografia: Carolina Torres

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e trabalhou em diversos jornais (Semanário, Diário Popular e Diário de Lisboa) e, depois, na área de comunicação empresarial. Em 1997, começou a colaborar com a revista “Fortuna” na área de gastronomia e vinhos. Em 1999, criou a página “Boa Vida” para o “Diário de Notícias”, que coordenou até Janeiro de 2009, com algumas interrupções. Entre 2007 e 2019, foi coordenador do Projecto Gastronomia da Associação de Turismo de Lisboa e, nesse âmbito, director do festival gastronómico Peixe em Lisboa, continuando a escrever artigos sobre gastronomia e restaurantes em várias publicações.

3 comments on “Ana Moura abre restaurante em Porto Covo

  1. Pingback: Ana Moura abre restaurante em Porto Covo. – Notícias de Sines

  2. José Domingos

    Ok, lá estarei em Agosto..!! uma vez que estou na Suíça

    Gostar

  3. Fantástico! Porto Covo está mesmo a precisar de algo novo e com qualidade.

    Gostar

Os comentários estão fechados.

%d bloggers gostam disto: