Notas prémios

Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade 2022 passa premiar restaurantes urbanos e rurais  

O Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade é de todos os que integram os Prémios Mesa Marcada, aquele que tem regras muito especificas, começando pelo facto de ser de adesão voluntária e não de atribuição a partir de uma votação, num processo que se inicia com um questionário e termina com uma visita ao local (no caso dos melhores classificados). 

Este ano, como novidade, decidimos dividir os restaurantes participantes em dois grupos: os de meio urbano e os de meio rural, passando, deste modo, a atribuirmos prémios ao primeiro classificado de cada grupo, além das habituais menções honrosas, se se justificarem. 

Esta iniciativa do Mesa Marcada, com colaboração do Studioneves (patrocinador) e apoio técnico da consultora especializada na área Grab a Doughnut, tem essencialmente três objetivos específicos:

. Estimular o sector de restauração português para o desenvolvimento e registo de práticas de sustentabilidade;

. Disseminar o conceito de sustentabilidade e de impacto socioambiental positivo;

. Reconhecer as práticas sustentáveis e seus resultados para os negócios

Como é sabido, a primeira edição teve como vencedor o Restaurante Herdade do Esporão, enquanto que na última, respeitante a 2021, o galardão máximo foi para o Carvalhal Farmhouse, em São Teotónio (Alentejo), um  projecto “da horta ao prato” idealizado em colaboração com o chefe Alexandre Silva. Nesse ano, foram atribuídas ainda menções honrosas aos restaurantes: SEM (Lisboa), Vale Abraão – Six Senses Douro Valley (Samodães, Lamego) e Sem Porta – Sublime Comporta (Comporta).

Tal como já aconteceu na edição passada, os resultados serão igualmente apurados a partir da análise das respostas aos questionários. Depois, será selecionada uma “shortlist” dos restaurantes melhor classificados, aos quais, numa fase posterior, solicitaremos algumas evidências/comprovativos, bem como o agendamento de visita técnica aos respectivos locais. Como também mencionámos antes, a ideia não é criar um sistema rígido, até porque queremos que este continue a ser um prémio inclusivo, com uma abordagem positiva. Porém, estamos em crer que este passo continua a ser muito importantes no sentido de dar maior credibilidade ao prémio e aos que nele participam.

 Posto isto, convidamos desde já os responsáveis dos restaurantes interessados a lerem o regulamento e a candidatarem-se ao prémio através da inscrição e resposta às perguntas que podem ser acedidas abaixo. 

Após a leitura do regulamento pode iniciar o questionário, aqui:

Nota sobre os nossos parceiros: 

Studioneves, é uma conhecida empresa de cerâmicas de alta qualidade, que produz a partir de Portugal (e com argilas nacionais) peças especiais de uso gastronómico para alguns dos melhores restaurantes nacionais e internacionais. Sediada em Cascais, esta empresa tem vindo a tomar uma série de acções com o objectivo de reduzir a sua pegada ambiental, para a qual contou com a assessoria da Grab a Doughnut, empresa de consultoria de sustentabilidade e marca que é, de novo, a nossa parceira técnica neste prémio. Coube a esta última, com a colaboração do Mesa Marcada e do Studioneves, o desenvolvimento do regulamento e do questionário bem como a (futura) avaliação dos resultados.

Posts Relacionados:

. Craveiral Farm Table vence Prémio Especial Studioneves Sustentabilidade 2021

0 comments on “Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade 2022 passa premiar restaurantes urbanos e rurais  

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: