prémios

Já há nomeados para o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano 2022

São sete os nomeados para o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, a distinção dada ao restaurante que entre os primeiros, maior número de posições subiu na lista de Os 10 Restaurantes e 10 Chefes do Mesa Marcada, elaborado, este ano, por um júri de 235 pessoas do meio, entre chefes e profissionais de restauração, jornalistas, bloggers, gastrónomos, etc.

Este número é um indício das mexidas que poderão vir a existir no ranking dos melhores do ano que será revelado no final do mês. Para já o que podemos dizer é que, como ocorreu nas duas últimas edições, praticamente todos os nomeados são restaurantes com uma boa componente de cozinha de autor, informais e de um modo geral acessíveis (uns mais do que outros). Também importa destacar, a diversidade geográfica, ou pelo menos, o facto de virem de diversos pontos do país. Do Norte, em Leça, temos o Seiva, o espaço de David Jesus que aposta numa cozinha vegetariana contemporânea, e não muito longe dali, no Porto, o Apego, de Aurora Goy. Mais para Sul, em Cascais, a cozinha japonesa de Tiago Penão, no Kappo, parece igualmente ter ficado na retina do júri, tal como a criatividade de Alana Mostachio, no VDB Bistronomie, ou a revisitação da cozinha popular por parte de Zé Paulo Rocha (vencedor do Prémio Mesa Diária das duas últimas edições) n’O Velho Eurico. Do Alentejo, destacam-se ainda os restaurantes Lamelas, em Porto Covo, onde Ana Moura recria alguns clássicos dos restaurantes das zonas costeiras e da cozinha regional local, e mais do interior, de Évora, o Tua Madre (o único repetente nesta categoria), o bar de vinhos naturais/restaurante, onde Francesco Ogliari mistura referências e produtos de Itália com os da região.  

Resta agora saber qual dos restaurantes sucederá o vencedor da última edição, o Ó Balcão, de Rodrigo Castelo. Para tal, vai ser preciso aguardar pelos resultados que serão divulgados no dia 30 de Janeiro, a partir das 18.30h, no decorrer da cerimónia que se realizará na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Posts Relacionados: 

Salmarim é o vencedor do Prémio Especial Maria José Macedo Produtor /Fornecedor 2022

Paulo Morais é o vencedor do Prémio Especial Cutipol Carreira 2022

0 comments on “Já há nomeados para o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano 2022

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: