Notícias

Fausto Airoldi regressa a Portugal mas já está de partida

Ainda não é desta que teremos Fausto Airoldi de volta a Portugal. E, a julgar pelas declarações ao Mesa Marcada, essa perspectiva parece muito pouco provável. “Continuo a não me rever no que acontece por cá”, diz este chefe de 60 anos de idade, que há cerca de dez anos rumou a Macau para ser chefe executivo de Investigação e Desenvolvimento do gigantesco hotel Galaxy, com quatro mil quartos, 120 restaurantes e, é claro, casino. No ano passado, depois de ter aberto a segunda cozinha central do Galaxy, decidiu que o seu trabalho por ali estava feito, andou a viajar um bocado e, em Setembro, chegou a Portugal, onde foi convidado para dar apoio ao hotel Sublime, que tem prevista a abertura de uma segunda unidade daqui a uns dois anos, também na Comporta. “Em breve, vou para Cebu, nas Filipinas, abrir dois restaurantes – um de cozinha portuguesa outro de goesa – depois venho fazer a abertura do Sublime e o mais certo é que a seguir vá de novo para a Ásia”, adianta.

Fausto Airoldi, juntamente com nomes como Vítor Sobral, Miguel Castro e Silva, Luís Baena ou Joaquim Figueiredo, faz parte de uma geração que abriu caminhos a muito do que é hoje a cozinha criativa em Portugal. Entre os vários locais onde trabalhou, destacam-se em Lisboa a Bica do Sapato, onde sucedeu a Joaquim Figueiredo, que esteve nos primeiros anos, o Pragma, restaurante do Casino de Lisboa, cuja equipa integrava cozinheiros como João Rodrigues ou João Simões ou ainda o Spot São Luiz, no local onde até há poucos anos funcionava o MiniBar, de José Avillez. Airoldi teve também um papel importantíssimo à frente da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), sendo inclusive na sua presidência que se deu a mudança para a actual sede, na Rua de Sant’Ana à Lapa, em Lisboa.

O gigantesco Galaxy, em Macau, onde Fausto Airoldi esteve nove anos

Apesar da ausência, Fausto Airoldi vinha a Portugal todos os anos e foi acompanhando a evolução da cozinha por cá. Reconhecendo que houve aspectos que melhoraram, considera que há outros que não. “O que mais me espanta é que o nível salarial dos cozinheiros está na mesma ou pior do que há dez anos. Perdeu-se a noção do que é um profissional de hotelaria, parece que qualquer um serve”, sublinha. “Estamos a perder a oportunidade de apresentar aos turistas cozinha portuguesa de qualidade. Antes, em Lisboa ou no Porto, entrava-se em muitas tascas e restaurantes populares e comia-se bem. Agora não, para comer bem preciso ir aos restaurantes dos meus amigos. Além disso, há demasiados restaurantes de cozinha de outros países e não sei se é isso que interessa a quem visita Portugal”, afirma.

Considerando que na Ásia há projectos com uma dimensão que não é possível encontrar hoje na Europa, Fausto Airoldi faz um balanço muito positivo da experiência que teve em Macau e voltar definitivamente a Portugal para ficar à frente de um restaurante está completamente fora dos seus planos. “Os chefes que conheço por cá são verdadeiros escravos daquilo que fazem”, diz. A falta de pessoal, as rendas altíssimas e a enorme carga fiscal são logo razões para lhe tirar qualquer vontade de se estabelecer profissionalmente em Portugal. “Já tive a minha dose de andar a trabalhar para pagar impostos, há uma altura na vida em que percebemos o que não queremos fazer outra vez”, conclui. 

Fotografia de abertura: imagem retirada do programa “A Essência”, da RTP


Discover more from Mesa Marcada

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Discover more from Mesa Marcada

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading