Notas prémios

Mesa Marcada cria prémio de sustentabilidade

As alterações climáticas e a importância da redução do impacto ambiental continuam a ser temas de grande urgência dos dias de hoje, ainda que actual crise sanitária deste complicado ano de 2020 possa ter, momentaneamente, desviado as atenções. De facto, mesmo que a conjuntura tenha feito abrandar o ritmo, um pouco por todo o lado os comportamentos individuais e corporativos têm vindo a movimentar-se no sentido de um planeta mais sustentável. 

Como seria de esperar, o sector da hotelaria e restauração não poderia ficar indiferente. Seja por convicção de quem opera na área, ou porque os consumidores assim o exigem, hotéis e restaurantes têm vindo a promover uma série de práticas mais amigas do ambiente. 

Assim, procurando apoiar essa mudança e ajudar a dar maior visibilidade aos restaurantes que se têm empenhado nessa direcção, o Mesa Marcada, com o patrocínio do Studioneves e parceria técnica da consultora de sustentabilidade Grab a Doughnut, resolveu instituir, a partir deste ano, o Prémio Especial Sustentabilidade – Studioneves.

Na verdade, este prémio – que se insere no âmbito dos prémios anuais do Mesa Marcada – pretende ir um pouco mais além. É que quando se fala de sustentabilidade, além da vertente ambiental (que tem um maior peso), devemos levar em conta, também, aspectos sociais e de gestão. Entre outras questões, vai ser avaliado como cada restaurante valoriza os recursos naturais, qual a origem dos produtos que utiliza, como lida com os materiais poluentes, mas também a sua ética e código de conduta com empregados e fornecedores, as condições de trabalho, etc.

Porém, neste ano inicial, a ideia geral é avaliar empenho, comprometimento e transparência, mais do que os dados técnicos em si. Deste modo, convidamos desde já os restaurantes a lerem o regulamento e a candidatarem-se ao prémio, através da inscrição e resposta às perguntas que podem ser acedidas abaixo.

Nota: O Studioneves, é uma conhecida empresa de cerâmicas de alta qualidade, que produz a partir de Portugal (e com argilas nacionais) peças especiais de uso gastronómico para alguns dos melhores restaurantes nacionais e internacionais. Sediada em Cascais, esta empresa tem vindo a tomar uma série de acções com o objectivo de reduzir a sua pegada ambiental, para a qual contou com a assessoria da Grab a Doughnut, empresa de consultoria de sustentabilidade e marca que é nossa parceira técnica neste prémio. Coube a esta última, com a nossa colaboração, o desenvolvimento do regulamento e do questionário bem como a (futura) avaliação dos resultados. 

Foto de abertura: Egor Vikhrev

0 comments on “Mesa Marcada cria prémio de sustentabilidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: