Notas

Alain Ducasse e Albert Adrià anunciam restaurante em Paris

Os dois famosos chefes e empresários da restauração Alain Ducasse e Albert Adrià anunciaram, esta quinta-feira, nas suas redes sociais, a abertura de um restaurante comum na capital francesa. A notícia caiu como uma bomba e ecoou um pouco por todo o lado, chegando ao ponto do tri-estrelado Angel Leon (Aponiente) referir no seu habitual tom melodramático que irá trabalhar nesse lugar “como um aprendiz… a escutar… a descascar batatas… a passar a esfregona”. 

Os comunicados não revelam grandes detalhes, até porque parece ser algo ainda muito embrionário. No Instagram, onde surge ao lado do chef espanhol, Ducasse refere: “Há exactamente 31anos @albert.adria.acosta viajou até ao Mónaco para provar a minha cozinha no @lelouisXVmonaco que acabara de receber três estrelas Michelin. Depois de todo esse tempo, fico feliz em encontrá-lo ao lado do @RomainMeder, para vos oferecer uma aventura gastronómica única! Contarei mais nas próximas semanas”. 

Já Albert Adrià, que surge sentado no seu restaurante Enigma, em Barcelona (actualmente fechado), ao lado de Romain Meder (ex-chefe de Ducasse no também recentemente fechado Plaza Athénée) é mais contido nas palavras, mas diz essencialmente o mesmo: “Uma aventura emocionante está em andamento. Começamos a trabalhar num projeto gastronómico único que vai cruzar fronteiras. Em breve…”.

Porém, Adrià conta mais pormenores ao site espanhol Gastroeconomy, de Marta Fernandez Guadaño. Refere que a ideia é abrirem no final do ano, mas ainda andam à procura de um lugar em Paris, o que será determinante para a definição do conceito, bem como do preço, se bem que Adrià acredita que será algo mais para o informal do que para o luxuoso. Também segundo o mesmo site o catalão refere que o restaurante será antecedido de uma espécie de “pop-up” durante 100 dias para verem se o conceito funciona. “Vamo-nos soltar, ver a resposta do público, encaixar os dois modelos, ver se nos entendemos; vamos tentar, como quando um casal vai morar junto antes de se casar”. Segundo refer o artigo foi o chef francês que procurou ao espanhol perguntando-lhe se ele se queria divertir e fazer algo juntos, ao que o segundo respondeu que “sim, claro, sempre”. 

O chef catalão admite ao site gastronómico que ficou tão surpreendido quanto encantado com a proposta do francês. “Alain e Albert, o casal estranho? A ideia parece-me brutal ”. Resta saber como irão juntar as suas cozinhas e as suas veias autorais e empresariais com perfis aparentemente tão diferentes. Adrià é o criador de projectos por vezes mirabolantes, como é o caso do Tickets ou do Enigma (já para não falar no seu papel no El Bulli), enquanto Alain Ducasse, sóbrio, francês, e com uma carreira longa e cheia de 3 estrelas, está associado a restaurantes faustosos, em lugares super luxuosos como Monte Carlo, Paris, Londres, Tóquio ou Dubai – ainda que nas últimas décadas tenha tido igualmente alguns restaurantes mais informais como o Spoon, ou a brasserie Champeaux, ambos e Paris. 

Aliás é o próprio Albert, ainda ao mesmo site, que diz estar curioso para ver o que as pessoas vão dizer. “Eu sei que eles vão olhar para mim com uma lupa. Sinto-me confortável em Paris, em França; aceito o desafio. Tenho que aprender muito. Não é comum que se unam duas pessoas como nós. É como se Messi se juntasse a Ronaldo e tentassem ver como ficam juntos”. 

Co-autor do Mesa Marcada. Escreve sobre gastronomia no Público, Revista de Vinhos (crítica gastronómica) e em títulos internacionais como Cook Inc (Itália), Eater.com (EUA) e Gula (Brasil). É autor do livro “Lisboa à Mesa - Guia onde Comer. Onde Comprar”, com edições em português, inglês e espanhol (na Planeta).

0 comments on “Alain Ducasse e Albert Adrià anunciam restaurante em Paris

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: