Notas prémios

Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade está de volta e há novidades

Foi um dos prémios especiais introduzidos na última edição dos Prémios Mesa Marcada e despertou um interesse que superou todas as expectativas, não só pelo número de participantes que respondeu ao desafio (31 restaurantes), mas também pela qualidade e diversidade dos participantes. 

Como estão recordados, o vencedor da primeira edição do Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade foi o Restaurante Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz. Este espaço chefiado por Carlos de Albuquerque Teixeira foi reconhecido pela consultora especializada na área Grab a Doughnut, que prestou o apoio técnico, “pelo compromisso e aplicação dos conceitos de sustentabilidade por demonstrar que, mesmo uma grande organização, com anos de operação, consegue adaptar-se às novas demandas do nosso tempo”. Além do vencedor, foram atribuídas Menções Honrosas ao Sem Porta, do Hotel Sublime, na Comporta; Craveiral Farmtable by Alexandre Silva, do projecto hoteleiro Craveiral Farmhouse, em S. Teotónio (Alentejo), Honest Greens Rio, do grupo Plateform, em Lisboa, e Kitchen Dates, um projecto “zero waste na cozinha”, em Telheiras, Lisboa. 

Estes resultados, que tiveram em conta, além da vertente ambiental (com maior peso), também aspectos sociais e de gestão, foram um incentivo para dar continuidade ao prémio, que mantém o patrocínio e empenho do Studioneves e a parceria técnica da consultora especializada em sustentabilidade Grab a Doughnut. 

E se no ano inicial a ideia geral foi a de avaliar os restaurantes pelo seu empenho, comprometimento e transparência, mais do que os dados técnicos em si, nesta nova edição, achámos que era importante ir mais além e aperfeiçoar os critérios de avaliação introduzindo um maior controlo sobre os dados fornecidos pelos participantes. 

Deste modo, a partir da análise das respostas aos questionários, iremos selecionar uma “lista restrita” dos restaurantes melhor classificados, aos quais, numa fase posterior, pediremos que providenciem algumas evidências, bem como um agendamento de visita técnica aos respectivos locais. A ideia não é criar uma rigidez, até porque queremos que este continue a ser um prémio inclusivo, com uma abordagem amigável. Porém, estamos em crer que este novo passo irá acrescentar uma credibilidade ainda maior ao projecto que estamos a desenvolver.

Posto isto, convidamos desde já os restaurantes a lerem o regulamento e a candidatarem-se ao prémio através da inscrição e resposta às perguntas que podem ser acedidas abaixo. 

Após a leitura do regulamento pode iniciar desde já o questionário, aqui:

Nota sobre os nossos parceiros: 

o Studioneves, é uma conhecida empresa de cerâmicas de alta qualidade, que produz a partir de Portugal (e com argilas nacionais) peças especiais de uso gastronómico para alguns dos melhores restaurantes nacionais e internacionais. Sediada em Cascais, esta empresa tem vindo a tomar uma série de acções com o objectivo de reduzir a sua pegada ambiental, para a qual contou com a assessoria da Grab a Doughnut, empresa de consultoria de sustentabilidade e marca que é, novamente, a nossa parceira técnica neste prémio. Coube a esta última, com a nossa colaboração, o desenvolvimento do regulamento e do questionário bem como a (futura) avaliação dos resultados.

Posts Relacionados

. Restaurante Herdade do Esporão vence Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves 2020

0 comments on “Prémio Especial Studioneves de Sustentabilidade está de volta e há novidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: