No seguimento do que temos vindo a fazer nestes últimos anos, nos Prémios Mesa Marcada, continuamos a destacar outras actividades e actores que se têm evidenciado no mundo da gastronomia. Nesse sentido, criámos este ano o Prémio Especial Loja Gastronómica do Ano, patrocinado pelo arroz Bom Sucesso.
Para chegar ao grupo de nomeados que aqui anunciamos hoje, foi pedido ao painel de júri alargado (que contou este ano com 237 elementos) que indicasse uma loja de produtos gastronómicos que, na sua opinião, merecesse este prémio – assinalando que o termo “loja” era abrangente, que poderia também uma padaria, uma peixaria, um talho, uma queijaria, ou outro estabelecimento do género.
Foram 82 os lugares apontados pelos 220 membros do júri que responderam, da Casa da Serra da Estrela, no Canidelo, à Madame Granel, em Aljezur, passando pela padaria Boroa, no Entroncamento, ou pelo Rei dos Queijos em Ponta Delgada. Na lista há, portanto, estabelecimentos de todo o país – de norte a sul, passando pelas Ilhas. No entanto, são de Lisboa os cinco que que receberam mais votos. Poderia não ser assim, mas não é de estranhar, dado que uma boa parte do júri vive na região e é normal que as indicações sejam de lugares próximos da sua vivência quotidiana). Entre esses quatro establecimentos há três padarias: Gleba, Isco – Pão e Vinho e The Millstone Sourdough; uma loja de queijos: A Queijaria; e uma loja mais abrangente: a Comida Independente.

E o vencedor é?
Bom, para saber o resultado, tal como o dos restantes prémios especiais, bem como a lista dos 10 Restaurantes e 10 chefes Preferidos do Mesa Marcada, terá de esperar pelo próximo dia 12 de Janeiro. Nesse dia, a partir das 17.30h, anunciaremos os prémios na nossa cerimónia habitual, que voltará este ano a ser virtual e a poder ser vista aqui ou no canal de You Tube do Mesa Marcada.
Posts Relacionados:
. E os nomeados para o Prémio Especial César Castro Mesa Diária 2021 são…
. Craveiral Farm Table vence Prémio Especial Studioneves Sustentabilidade 2021
. Farinhas Paulino Horta vence Prémio Maria José Macedo – Produtor do Ano 2021
. Miguel Castro e Silva é o vencedor do Prémio Especial Cutipol Carreira 2021
Quatro nomeados não. São cinco, ou seja, corrigir na peça onde está escrito “São de Lisboa, os quatro que receberam mais votos”. Ora na lista infra, conta-se cinco os nomeados.
GostarGostar
Corrigido. Obrigado pela atenção!
GostarGostar