Notas

Fim de semana de Arrebita Alentejo em Santiago do Cacém

Os festivais Arrebita, que já decorreram por três vezes em Idanha-à-Nova e em Portimão apostando na chamada “comida de rua”, chegam neste fim de semana ao Alentejo, mais precisamente ao Mercado Municipal de Santiago do Cacém, pela mão de 23 chefes que trabalham em Portugal, muitos deles nomes bem conhecidos, mas também “jovens talentos”, com destaque natural para os locais, presentes principalmente no sábado. O Arrebita Alentejo tem entrada livre, com todos os pratos a um preço único de seis euros. Nos dois dias as portas abrem às 12.30h e, no sábado, só se fecham às 23h, enquanto no domingo será até às 20h. Tal como é habitual nos Arrebita, a música também está presente, com actuações dos Farra Fanfarra, os DJ’s Funkamente e da banda de Toty Sa’Med, “a estrela em ascensão da nova cena musical angolana”, segundo a organização.

Quanto ao que se pode encontrar, no sábado, os organizadores – a empresa Amuse Bouche (com apoio da Câmara local, do Turismo de Portugal e do Turismo do Alentejo) – adiantam que haverá grão com fiambre de javali (uma iguaria do século XVIII), marmelos em calda e maionese de salva, do chefe João Narigueta (Híbrido, Évora) e almôndegas de coração de boi, do chefe Francesco Ogliari (Tua Madre, Évora). Joaquim Saragga Leal (antigo responsável pela Taberna do Sal Grosso, em Lisboa, actualmente “nómada” baseado em Évora) propõe granada de línguas de bacalhau com enchidos alentejanos, enquanto Diogo Águas (Sem Nexo, Comporta) apresenta uma sobremesa de arroz carolino, pinhão e mel. De realçar a presença, nesse dia, do chefe António Nobre, nome maior da cozinha alentejana, hoje no Desgust’AR, em Lisboa.

Todos os pratos têm um preço único de seis euros

Ainda no sábado, quem for ao Mercado Municipal de Santiago do Cacém encontrará pratos de Ruben Trindade Santos, restaurante Casa do Gadanha (Estremoz), de David Vitorino, Brutus Food and Beer (Santiago do Cacém), David Proença, Sines Sea View Hotel (Santiago do Cacém), Gonçalo Queiroz, Origens (Évora), Filipe Rebocho (outro chefe “nómada”), Filipe Bilro, Larau (Estremoz), Hugo Guerra, Lobo Mau (Lisboa) e Diogo Águas, Sem Nexo (Comporta). O Pão da São estará presente, e (nos dois dias do evento), servem-se vinhos da região e ainda os gins alentejanos Black Pig e Boticos.

No domingo, surgem os nomes mais conhecidos, começando por Ana Moura (Lamelas, Porto Covo), que servirá lulas com migas, grelos e patê de ovas de pescada, André Cruz (Feitoria, uma estrela Michelin, Lisboa) com um hambúrguer de porco biológico da região com pickles de cebola roxa, Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho, uma estrela Michelin, Cascais), com caça menor, topinambo e molho holandês de inula, Alexandre Silva (Loco, uma estrela Michelin, Lisboa) com lula da Costa Vicentina com molho de amêndoa e alho e tomates marinados. Nas sobremesas, haverá propostas de Juliana Penteado. A tarte de farinheira com castanhas e pera bêbeda, do chefe Filipe Ramalho (Páteo Real, Alter do Chão), estará presente nos dois dias.  Miguel Laffan, Torre de Palma (Monforte), Tiago Bonito, Largo do Paço (uma estrela Michelin, Amarante), Luís Brito, A Ver Tavira (uma estrela Michelin, Tavira), Vincent Farges, Epur (uma estrela Michelin, Lisboa), José Lopes, Bon Bon (uma estrela Michelin, Carvoeiro) e Nikita Polido, Celmar (Meco) completam o cartaz do último dia do Arrebita Alentejo, sendo que o pão vem da The Millstone Sourdough (Lisboa), do chefe David Jesus e de Sandra Freitas.

Fotografias: Gonçalo Villaverde

Nasceu em Lisboa em 1963. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e trabalhou em diversos jornais (Semanário, Diário Popular e Diário de Lisboa) e, depois, na área de comunicação empresarial. Em 1997, começou a colaborar com a revista “Fortuna” na área de gastronomia e vinhos. Em 1999, criou a página “Boa Vida” para o “Diário de Notícias”, que coordenou até Janeiro de 2009, com algumas interrupções. Entre 2007 e 2019, foi coordenador do Projecto Gastronomia da Associação de Turismo de Lisboa e, nesse âmbito, director do festival gastronómico Peixe em Lisboa, continuando a escrever artigos sobre gastronomia e restaurantes em várias publicações.

0 comments on “Fim de semana de Arrebita Alentejo em Santiago do Cacém

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: