Ingredientes Notas

Vasco Coelho Santos testa padaria por subscrição

Sediado no Porto, Vasco Coelho Santos tem sido um dos chefes mais empreendedores e activos dos últimos anos. O seu trabalho no Euskalduna (que não foi o seu primeiro projecto) trouxe-o para a ribalta, a que se seguiu, depois, o mais informal Semea, bem no centro da cidade. Pelo meio houve pop ups, jantares especiais, take aways e, mais recentemente, pizzas, o anúncio da Peixaria by Euskalduna, prevista para Maio, bem como da padaria Ogi.  

Em relação a este último projecto, a Ogi by Euskalduna é uma padaria artesanal que será liderada por Gil Fortuna, um padeiro (formado em Belas Artes), que trabalhou com Leonardo Pereira no Areias do Seixo e que esteve vários anos na École Internationale de Boulangerie, na Provença. A Ogi, que utilizará produtos de massa mãe e, sempre que possível, cereais portugueses moídos em mó de pedra, terá um espaço próprio próximo do Euskalduna, na Rua de Santo Idelfonso. Porém, enquanto o espaço não fica pronto, Vasco – que tem sido mestre na arte de aproveitar recursos e superar as limitações (o Eskalduna abrirá este dia 19, mas reduzido a apenas a 6 lugares) – vai aproveitar parte do espaço do Semea (Rua das Flores, 179) para pôr as mãos na massa e testar o projecto apostando numa forma de comercialização diferente, através de uma subscrição mensal.

Gil Fortuna e Vasco Coelho Santos os mentores da nova padaria artesanal Ogi by Euskalduna no Porto

Ou seja, para já, o projecto funcionará através de cabazes semanais. De quarta a domingo haverá cabazes com três produtos disponíveis para take away ou entrega ao domicílio, que os clientes poderão garantir através de uma mensalidade de 17€. Os produtos irão variar semanalmente e, quem pretender obter o seu, poderá fazê-lo através de uma subscrição mensal renovável ou não. Enquanto durar a subscrição, será sempre garantido o cabaz no dia da semana que estiver definido. Os produtos dos cabazes, por sua vez, poderão ser diversos: pães de trigo, centeio, brioche, folar, baguetes, buns, entre muitos outros.


O número de cabazes por dia é limitado, pelo que aconselham o contacto e subscrição mensal prévia do serviço. As encomendas podem ser feitas através do email, geral@ogibyeuskalduna.pt.

No fundo, Vasco Coelho Santos aplica ao pão (e creio que será o primeiro a fazê-lo) um modelo muito utilizado, por exemplo, por produtores de horto-frutícolas biológicos que há vários anos comercializam e entregam os seus produtos, desta forma, em certas cidades . Ainda que temporário não deixa de ser interessante acompanhar o projecto (que eles chamam de “pop up”) e perceber a viabilidade do modelo (que também existe nos vinhos) aplicado ao pão.

0 comments on “Vasco Coelho Santos testa padaria por subscrição

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: