prémios

Já são conhecidos os resultados dos prémios do Mesa Marcada de 2020

Acabou há instantes a cerimónia dos prémios do Mesa Marcada, desta vez em versão virtual, transmitida em streaming(via You Tube/Mesa Marcada). O vencedor da noite foi novamente João Rodrigues que voltou a ser o Nº1 nas categorias de Chefes e de Restaurantes, com o Feitoria. Porém, desta vez, houve grande diversidade na atribuição dos outros prémios.

O regresso do restaurante O Velho Eurico (Lisboa), com novos tasqueiros ao leme, liderado por Zé Paulo Rocha, venceu o Prémio Especial César Castro Mesa Diária, enquanto que o Essencial, de André Lança Cordeiro, levou o Prémio Especial Bom Sucesso Take-Away, uma distinção criada este ano a pensar na nova conjuntura em que o sector tem vivido. 

Neste ano, 210 pessoas votaram na lista que deu origem a estes prémios, um júri composto, como sempre, por jornalistas, bloggers, gastrónomos, chefes de cozinha e outras profissões do meio. Houve novos nomes (quase metade foram mulheres, o que fez aumentar a sua quota global de 24% para 32%) e também jurados que preferiram este ano não votar. Porém, no final das contas, continuámos a ter um número de votantes muito significativo: 210 (em 2019, 225). 

Nos prémios que resultam da votação de um júri específico e restrito, o Prémio Especial Chefe de Pastelaria 2020, foi para Américo dos Santos, do Belcanto. Participaram na escolha 38 votantes, maioritariamente profissionais de pastelaria, mas também clientes, jornalistas e um ou outro chefe de cozinha, todos com uma característica em comum: o gosto particular por esta área.  

Já o Prémio Especial S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano, foi para Marc Pinto, do Fifty Seconds, que reuniu o maior número de pareceres do painel de 37 votantes (em 2019, foram 26), composto maioritariamente por escanções, mas que incluiu também jornalistas, clientes, produtores e outros profissionais ligados aos vinhos e à restauração.

Prémio Especial Quinta dos Carvalhais Serviço de Sala do Ano foi desta vez para o Algarve, para o restaurante Ocean, após deliberação dos 21 votantes, do qual fizeram parte, sobretudo, profissionais de sala de restaurantes, mas também proprietários, directores, bem como gastrónomos que os frequentam. 

Das votações para o ranking dos “10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada”, este com o habitual painel alargado (de 210 jurados, nesta edição), foram revelados ainda quatro outros prémios. 

Por ter subido 14 lugares na lista (de 23º para 9º), o “plant based”  Arkhe, de João Ricardo Alves, levou o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano. De igual modo, foi atribuído a Marlene Vieira, do Zunzum Gastrobar, o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano por ter sido o/a chefe de cozinha que mais posições subiu entre os primeiros lugares do ranking neste último ano. Passou de 69º para 12º lugar. 

Já no que diz respeito aos restaurantes que abriram em 2020, ao entrar para o 15º lugar na lista, o Cura, o tão esperado projecto (virado para a rua) do Ritz Four Seasons Lisboa, com o chefe Pedro Pena Bastos à frente, ganhou o Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano

Igualmente com um bom desempenho nos primeiros lugares da lista, destacaram-se o Essencial, que subiu de 14º para 4º lugar, e o seu chefe André Lança Cordeiro, que no ranking de Chefes passou de 17º para 5º lugar. De realçar ainda a subida do Prado e do chefe António Galapito, que passaram de 4ª para a 2ª posição. Subiram ainda duas posições no top 10 o Euskalduna e o seu chefe Vasco Coelho Santos, bem como Filipe Carvalho, do Fifty Seconds. 

No início da semana já tínhamos começado a revelar alguns dos Prémios Especiais e coube agora na cerimónia dar-lhe um outro enquadramento e revelar quem votou.

Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano, foi para Adolfo Henriques – Granja dos Moinhos e o Prémio Especial Cutipol Carreira para Vítor Sobral. Esta escolha resultou de painel de júri muito particular: como habitualmente, foram apenas convidados a votar os vencedores dos Top 10 dos últimos cinco anos e também os que arrecadaram prémios especiais. Foram no total 22 votantes: Alexandre Silva, André Lança Cordeiro, André Magalhães, António Bóia, António Galapito, Carlos Afonso, Filipe Carvalho, Gil Fernandes, Henrique Sá Pessoa, Joachim Koerper,  João Oliveira, João Rodrigues, Joaquim Saraaga Leal, José Avillez, Kiko Martins, Leonel Pereira, Pedro Pena Bastos, Rodrigo Castelo, Vasco Coelho Santos, Vincent Farges, Vítor Matos e Vítor Sobral.

Também revelado antecipadamente foi outro dos prémios que lançámos este ano e que contamos que tenha cada vez mais protagonismo no futuro, até pelo óptimo sinal que foram as 31 candidaturas deste ano. Referimo-nos ao Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves, feito em conjunto com esta empresa de cerâmica artesanal e com a consultora especializada em sustentabilidade Grab a Doughnut. Depois de analisadas as respostas ao inquérito, o Restaurante da Herdade do Esporão viria a ser decretado o vencedor. 

Confira a tabela com todos os prémios abaixo: 

Agradecimentos: 

O Mesa Marcada agradece a todos aos votantes, a todos os que assistiram à transmissão ou estiveram presentes via Zoom, bem como aos parceiros que tornaram possível mais esta edição: os patrocinadores principais Estrella Damm Cutipol, os patrocinadores dos prémios especiais, Symington (Porto Graham’s), MakroCésar Castro, S. Pellegrino / Aqua Panna (e ao seu importador Vinalda), Arroz Bom Sucesso e Quinta dos Carvalhais. 

Um agradecimento muito especial também à Magalu (Lu, Luiza e Frederico Trajano e à equipa de produção coordenada por Tiago Augusto e Monalisa Barbosa: Genisson Carvalho, Marcela Gonçalves, João Yamamoto, José Gomes Paiva Júnior e José Augusto Posso de Lima) pela cedência do estúdio, e à nossa designer Cristina Gomes, por todo o trabalho de arte e criação.

Anexo:

Posts Relacionados:

Os nomeados para o Prémio Especial Acqua Panna/S. Pellegrino Escanção do Ano 2020 são…

Os nomeados para o Prémio Especial Quinta dos Carvalhais Serviço de Sala do Ano 2020 são…

E os Enomeados para o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano 2020 são…

E os nomeados para o Prémio Especial Chefe de Pastelaria do Ano são…

. E os nomeados para o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano 2020 são…

. E os nomeados para o Prémio Especial Bom Sucesso Take-Away 2020 são…

. E os nomeados para o Prémio Especial César Castro Mesa Diária 2020 são…

Restaurante Herdade do Esporão vence Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves 2020

Adolfo Henriques vence Prémio Maria José Macedo – Produtor/Fornecedor do Ano 2020

Vítor Sobral é o vencedor do Prémio Especial Cutipol Carreira 2020

0 comments on “Já são conhecidos os resultados dos prémios do Mesa Marcada de 2020

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: